MOTOR ADEQUADO
O motor é um mecanismo que deve ser ajustado a cada barco de forma única pois cada utilizador tem a sua especificidade de utilização que pode variar desde o transporte de carga aos mais exigentes desportos náuticos como o ski e o wakeboard.
é importante que com o acelerador no máximo o motor consiga ir quase ao seu máximo de rotações para garantir que tanto o hélice como o motor são adequados á embarcação.
Muitas vezes compra-se um barco a olhar para os números, mas a verdade é que na prática um motor não adequado numa embarcação é o mesmo que não ter barco, os riscos aumentam e o conforto diminui, é por isso que salvo raras excepções a Nauticarinto aconselha sempre o máximo de potencia homologado para o barco.
CUIDADOS A TER
Manutenção
Por Manutenção entende-se a troca de todos as partes do motor que se gastem como os óleos de cárter e caixa, filtros, correia se houver, etc.
A manutenção dever ser feita a cada 50h nos motores até 25cavalos e a cada 100h nos modelos de maior potencia ou uma vez por ano.
Revisão
Por Revisão entende-se o mesmo que na manutenção mas com desmontagem e inspecção de todas as peças de desgaste do motor e substituição das mesmas caso seja necessário, este é um serviço mais completo que oferece a garantia de um bom funcionamento mecanico.
Deve ser feita uma revisão a cada dois anos em ambiente de água doce ou anualmente num ambiente marítimo.
Hibernação
Nos casos dos navegadores que recolhem as suas embarcações no inverno ou que tencionam ter o barco parado mais de dois meses é conveniente hibernar o seu motor com óleo especial e apropriado para o efeito para garantir que durante o tempo em que o motor não estiver a funcionar continua lubrificado e protegido contra a corrosão.
Estar atento
é verdade, hoje em dia e com os sistemas computorizados não há desculpa para ficar á deriva, um dos principais cuidados além de estar atento aos sinais sonoros e luminosos de indicação de avaria que o seu motor possui, é confirmar sempre que a bomba de água está a funcionar perfeitamente e que sai um esguicho de água da parte superior do motor antes de deixar a doca.